Faz de Conta 2018

“Todo mundo junto é bem melhor!
Juntos somos mais, juntos somos Faz !”

1º SEMESTRE

1) “Juntos somos mais, juntos somos  Faz  !”
08/02 a 02/03
– O espaço físico da escola: o que está igual e o que mudou.
– Adaptação à escola: professoras, amigos, sala de aula, espaço físico, etc.
– Profissionais da escola: reconhecimento, funções, espaço físico onde se encontram e materiais que utilizam.
– Espaço físico da escola.
– Horta do Faz de Conta: visita a este espaço escolar e plantio de alguma semente.
– Símbolos da escola: nome, símbolo, cores, uniforme, bandeira e hino.
– Materiais escolares.
– Aulas especiais e profissionais destas aulas.
– Lanche: cardápio, importância da boa alimentação e nutricionista.
– Higiene pessoal (na escola e em casa).
– Materiais de higiene.
– Animais da escola: coelhos, jabutis, chinchila, pássaros e peixes.
– Construção das regras da sala.

2) “Não somos iguais, a diferença é que nos Faz !”
12/03 a 06/04
– Quem eu sou?
– Nome, idade, características físicas (altura, cor de pele, do cabelo, dos olhos), características emocionais, preferências e sentimentos.
– Órgãos dos sentidos.
– Início do Outono (21/03).

3) “Coelhinho da Páscoa vem para o Faz!”
26 a 29/03
– Verdadeira história da Páscoa.
– Símbolos da Páscoa e seus significados.
– Como a Páscoa é comemorada nas famílias, no Faz de Conta e no mundo.

*Realização da comemoração da Páscoa na escola!

4) “Sou quem sou porque somos todos nós!”
09/04 a 04/05
– A família de cada um.
– Diferentes composições familiares.
– Graus de parentesco.
– Os avós (respeito aos mais velhos).
– Graus de parentesco.
– Origens de cada família (das crianças e das professoras).
– Onde eu moro?
– Nossa cidade.
– A história da formação da nossa cidade: mistura de culturas dos povos que a formaram.
– Curitiba: bairro onde mora, bairro da escola, como vem para a escola, pontos turísticos e serviços da cidade.

5) “Mamãe, no meu coração você vai sempre estar?”
Dia das Mães
07 a 11/05
– Mamãe: sua importância na nossa vida, nome, apelido, preferências, o que mais gosta de fazer na companhia do filho e como se sentiu quando o filho nasceu.
– O amor entre mãe e filho e outros valores e sentimentos nesta relação, como: respeito, gratidão, cooperação, obediência, etc.
– Os animais também têm mamãe.

*Realização da comemoração do Dia das Mães na escola!

6) “Todo mundo tem um pouco de índio dentro de si!”
14 a 30/05
– Tribos indígenas no Brasil
– Alimentação
– Moradia
– Vestuário
– Línguas
– Músicas e danças
– Pinturas corporais
– Artesanato
– Influências indígenas na nossa vida
– O índio brasileiro hoje
– Lendas indígenas

*Visita ao Museu Paranaense e ao MAI – Museu de Arte Indígena!

7) “Tem algo que queremos perguntar!”
04 a 15/06
– Projeto específico de cada turma.
– Apresentação do projeto entre turmas do mesmo nível.

8) “Vem pra festança, Curitiba entrou na dança!”
11 a 15/06
– A vida no campo.
– Origem das festas juninas: o agradecimento à boa colheita.
– Danças, músicas e trajes típicos de Festas Juninas.
– Alimentos e enfeites juninos.
– A Festa Junina do Faz de Conta, as danças, brincadeiras e alimentos que teremos na nossa festa!
– O perigo dos balões e os fogos de artifício.

*Realização da Festa Junina do Faz (16/06)!
9) “Todo o mundo junto na torcida pelo gol!”
18/06 a 03/07
– Reunião de diferentes povos em torno do esporte: futebol.
– A relação ganhar X perder X participar.
– O benefício da prática de esportes para a saúde.
– Copa do Mundo: o que é, de quanto em quanto tempo é realizada e o esporte praticado.
– Futebol: as regras, o campo, a bola e os jogadores.
– O país, a mascote e a bola da Copa de 2018.
– Os países participantes da Copa de 2018.
– Os jogadores do Brasil, seu uniforme e a bandeira do Brasil.
– País sede da Copa do Mundo: Rússia – localização no globo, bandeira, palavras em russo, pontos turísticos (Praça Vermelha, Catedral de São Basílio e o Teatro do Balé Bolshoi,).
– Histórias russas: “Matrioskas”, “Masha e o urso”, etc.
– O músico e compositor russo Tchaikovsky.
– O balé russo: Bolshoi.
– O país que a turma irá representar na Copa do Faz de Conta: localização no globo, bandeira, camisa da sua seleção de futebol, idioma, sua principal cidade e seus principais pontos turísticos.
– Início do Inverno 21/06

2º SEMESTRE

1) “Meu Brasil Brasileiro”
23/07 a 03/08
– Férias de Inverno.
– Nosso país, o Brasil!
– Localização no globo, bandeira, idioma, pontos turísticos, destaques da natureza, folclore, culinária e destaques nas artes (música, pintura, escultura).
2) “Raízes fortes produzem lindas folhas!”
Dia dos Pais
06 a 10/08
– A pessoa que representa o pai na sua vida.
– O amor entre pai e filho e outros valores e sentimentos nesta relação, como: respeito, gratidão, cooperação, obediência, etc.
– Papai: sua importância na nossa vida, nome, apelido, preferências, o que mais gosta de fazer na companhia do filho e como se sentiu quando o filho nasceu.

*Realização da comemoração do Dia dos Pais na escola!

3) “Vamos para a África, um continente a descobrir!”
13 a 31/08
– Localização do continente africano no globo.
– Pontos Turísticos, destaques da natureza, folclore, culinária e destaques nas artes (música, pintura, escultura).