faqzeconta2017

“Primavera, lindas flores,
Verão, chuva e calor
Outono, frutos maduros
Inverno, oh meu cobertor!

1º SEMESTRE

1) “VERÃO: vem trazendo um Sol bem quente e esquentando toda gente!”

13 /02 a 03/03

  • Características da estação em relação ao clima, vestuário e alimentos.
  • Férias de verão: piscina, praia, fazenda, passeios na cidade, etc
  • O ambiente da Praia: o mar e a areia.
  • Animais  da  Praia:  caranguejo,  golfinho,  água  viva,  peixe,  tatuíra,  estrela do  mar,  siri, conchas, tartaruga marinha, etc.
  • Mosquitos do verão: pernilongo, abelha, aedes aegypti e as doenças transmitidas por eles.
  • Cuidados com o corpo no verão: protetor solar, boné, óculos de sol, horários de se expor ao sol, etc.
  • Esportes  de  verão:  surf,  frescobol,  futebol,  vôlei  de  praia,  andar  de  bicicleta  ou  patinete.

*Realização do Dia da Bicicleta.

06 a 17/03

  • A escola no verão.
  • Brincadeiras ao ar livre: no gramado, em barracas, com água (bexiga, piscina, borrifador de água,  brinquedos  com  água,  andar  descalço,  piquenique,  brincadeira  na  areia  como  se estivesse na praia, bolinha de sabão, etc), etc.
  • Experiências  com  água:  pintura  com  gelo  colorido  no  papel  rolo,  desenho  com  gelo  na calçada,  pintura  com  pincel  e  água,  carregamento  de  água,  objetos  que  bóiam  ou  afundam, etc.
  • Alimentação no verão: frutas, saladas, água de côco, caldo de cana, sucos, sorvete, picolé, etc.
    *Realização de um Buffet de Saladas, *Preparo de sorvete de banana, *Dia do Caldo de Cana
    na escola.
  • Vestuário do verão: chinelo, regata, calção, sunga, biquíni, maiô, vestido, shorts.
    *Realização do Dia do Chinelo, Dia do Biquini/ Sunga para brincadeiras com água.

EXPOSIÇÃO: A praia – ambiente da praia com animais e pessoas construídos pelas turmas.

 
2) “OUTONO: do verde para o marrom, renascer é sempre bom!”

20 a 24/03
27 a 31/03
03 a 06/04

  • Características da estação em relação ao clima, vestuário e alimentos.
  • A escola no outono.
  • A transformação das plantas no outono.
  • Folhas: coloração muda e elas caem (o porquê deste ciclo).
    *Brincar com as folhas caídas das árvores da escola, fazendo uma “chuva de folhas”, montar um  Livro/  Álbum  para  colecionar    folhas  com  cores  e  formatos  diferentes,  fazer  arte  com folhas, fazer uma fóssil de folha,etc.
  • As Plantas: suas partes e funções.
    *Fazer plantação de sementes em sala e na horta da escola.
  • O vento do outono.
    *Brincar com cata-vento e foguetinho das cores.
  • Animais  da  terra  e  dos  jardins:  minhoca,  tatu,  tatu  bola,  besouro,  grilo,  caracol,  formiga, joaninha, abelha, aranha, etc.
    *Confecção de um Terrário.

07 a 13/04
PÁSCOA
“Dentro de um ovo… Um mundo novo!”

  • Verdadeira história da Páscoa.
  • Símbolos da Páscoa e seus significados
  • Como a Páscoa é comemorada nas famílias, no Faz de Conta e no mundo
  • Festas de Páscoa na escola: 12 e 13/04.

17 a 20/04
24 a 28/04
02 a 05/05
15 a 19/05

  • Passeios em família nesta estação do ano.
  • A família de cada um: Quem mora na minha casa, diferentes composições familiares, graus de parentesco, fases da vida e rotina familiar.
  • Conhecendo o jeitinho de cada um: nome, idade, características físicas e emocionais, preferências, respeito às diferenças.
    *Pesquisa em qual estação do ano que a cada criança nasceu.
  • A fruta preferida de cada criança.
    *Realização de um Buffet com as frutas preferidas das crianças.
  • As Frutas: a sua transformação a partir da semente e o seu crescimento.
    *Realização de experiência com a semente do abacate, Brincadeira da Dança da Laranja e da Corrida do Limão na colher, realização de uma Feira na escola e visita ao Mercado Municipal (Inf 5).
  • As árvores frutíferas.
  • A Horta e o Pomar.

08 a 12/05
DIA DAS MÃES
“O fruto não cai longe do pé…”

  • O  amor  entre  mãe  e  filho  e  outros  valores  e  sentimentos  nesta  relação,  como:  respeito, gratidão, cooperação, obediência, etc.
  • Mamãe:  sua  importância  na  nossa  vida,  nome,  apelido, fruta preferida,  o  que mais  gosta de fazer na companhia do filho e como se sentiu quando o filho nasceu.
  • Trabalho com as frutas que são os “filhinhos” das árvores e vem de uma sementinha, assim como nós, que um dia fomos uma sementinha dentro da barriga da mamãe. Quando a fruta cai do pé (árvore), ela fica ali pertinho dele, até que alguém venha colhê-la. Assim como nós que gostamos e precisamos ficar pertinho da mamãe e somos parecidos com ela, seja fisicamente
    ou no jeito de ser.
  • Festas na escola: 11 e 12/05.

22/05 a 06/06
FESTA JUNINA

  • A vida no campo.
  • Animais do campo e os alimentos de origem animal.
  • As plantações e os alimentos de origem vegetal.
  • Festa Junina: sua origem, as brincadeiras, o vestuário e as danças.
  • Festa na escola: 03/06 (sábado).

3) “Tivemos uma ideia!”
07 a 23/06

  • Projeto específico de cada turma.
  • Apresentação do projeto entre turmas do mesmo nível.

4) “INVERNO: a ponta do nariz fica gelada, é bom agasalhar a criançada!”
26 a 30/06
03 e 04/07

  • Características da estação em relação ao clima, vestuário e alimentos.
    * Realização do Dia da Pantufa, Dia do Acessório do Inverno e Dia do Cobertor
  • A escola no inverno.
  • Alimentação:  sopa,  caldinho,  chá,  chocolate  quente,  frutas  da  estação  (pinhão,  abacate,
    caqui, poncã, figo, maracujá).
    *Realização de um Buffet de Caldinho e Degustação de Chás
  • Cuidados  com  o  corpo  no  inverno:  lavar  as  mãos,  banho  quentinho,  escovar  os  dentes, importância de ingerir líquido também no inverno.
  • O inverno em Curitiba e em outros lugares do mundo.
  • A Neve: como se forma e onde a encontramos.
  • Sugestões de passeios para as férias de inverno.

“A qualidade das relações é determinante na construção do conhecimento
e na formação da personalidade.”

Wallon

Baixe a Programação 1º Semestre 2017