Faz de Conta 2019

“Moro numa linda bola azul!”

1º SEMESTRE

1) “Sejam bem-vindos ao  Faz !”

07 e 08/02

11 a 15/02

18 a 22/02

– Adaptação à escola: professoras, amigos, sala de aula, espaço físico, etc.

– Profissionais da escola: reconhecimento, funções, espaço físico onde se encontram e materiais que utilizam.

– Horta do Faz de Conta: visita a este espaço escolar e plantio de alguma semente.

– Símbolos da escola: nome, símbolo, cores, uniforme, bandeira e hino.

– Materiais escolares.

– Aulas especiais e profissionais destas aulas.

– Lanche: cardápio, importância da boa alimentação e nutricionista.

– Animais da escola: coelhos, jabutis, chinchila, pássaros e peixes.

– Construção das regras da sala.

 

2) “Moro numa linda bola azul!”

25/02 a 01/03

07 e 08/03

11 a 15/03

– O nosso Planeta Terra: seu formato, suas cores e o que tem em cada cor do globo.

– O Sistema Solar: o Sol, os planetas, a lua e outras estrelas.

– Comparação dos tamanhos dos planetas em relação à diferentes bolas esportivas.

– O planeta é uma bola? Música “Ora Bolas” do Palavra Cantada e livro “Este mundo é uma bola”.

– Quem mora nesta bola?

– Seres humanos, animais e vegetais, aprofundando-se nas características físicas das pessoas, enfocando o respeito às diferenças.

 

3) “Terra, Planeta Água!”

18 a 22/03 *Início do Outono (20/03)

25 a 29/03

01 a 05/04

08 a 12/04

15 a 18/04 *Páscoa

22 a 26/04

29/04 a 02/05

 

A ÁGUA

– Música que dá nome ao tema: “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

– A proporção de água e de terra no planeta.

– Importância e utilidade da água.

– A necessidade da água para os seres vivos.

– Valorização da água (comparação com outros lugares que não têm água disponível).

– Como a água chega e sai da nossa casa.

– Estados da água.

– Ciclo da Água

– A formação da chuva.

– A formação do arco-íris.

– Os sons da água.

– Transportes das vias aquáticos.

Músicas: “Água, vamos economizar”, da Turma da Mônica; “De gotinha em gotinha”, do Grupo  Cantada; “Água”, Turminha do Marcelo; “No fundo do Mar”, Bita.

 

EXPERIÊNCIAS COM ÁGUA

– Flutua ou afunda (em uma bacia com água, observar objetos que bóiam ou afundam).

– Garrafa dos sons.

– Gelo na bexiga, nas forminhas, na luva.

– Gelo colorido.

– Mistura de água com tinta (garrafinha surpresa).

– Água transformada em vapor.

– Pintura com água e pincel na calçada.

*Sugestões: Livro Coleção Jovem Cientista “Água” 823P – Levantando peso, Nível dos líquidos, Vulcão de água, Água que pula, Mergulho profundo, O gelo precisa de espaço, Flores divertidas. Livro Coleção Jovem Cientista “Luz” 833P – Vendo dobrado, Lente de aumento.

 

ÁGUA SALGADA

– O mar e o porquê da sua água ser salgada.

– A praia.

– Animais da beira do mar.

– Animais do fundo do mar.

– As Ilhas.

– Preservação do mar (cuidados com o lixo deixado na areia, animais marinhos em perigo de extinção, etc.).

– Histórias relacionadas ao mar: Pequena Sereia e Procurando Nemo.

 

ÁGUA “DOCE”

– O rio, de onde ele vem e para onde ele vai?

– Por que dizemos que nele a água é “doce”?

– Animais que vivem no rio.

– Preservação dos rios, cuidando para que não fiquem poluídos.

– O relação do índio com o rio e a natureza como um todo.

– Modo de vida e costumes dos povos indígenas.

– Tribos indígenas e suas línguas.

– Paralelo entre o estereótipo de índio que conhecemos (de tanga e na oca) e como alguns deles vivem atualmente, já nas cidades.

– O folclore e a água: Sereia Iara, Boto Cor de Rosa, Vitória Régia, Lenda das Cataratas,…

 

A ÁGUA E O CORPO HUMANO

– A nossa vida começa na água, dentro da barriga da mamãe.

– A importância de beber água e o caminho dela dentro do corpo, até formar o xixi.

– A água para higiene pessoal (banho, lavar as mãos, escovar os dentes,…).

– Nosso corpo produz a lágrima.

– O choro de alegria, de tristeza, de medo, de saudades,…

– Sentimentos relacionados à água: a alegria, a tristeza, a calma,…

 

SALA GIRATÓRIA

– Cada professora do nível irá propor uma experiência ou brincadeira envolvendo a água e as crianças irão transitar entre as salas.

 

4) “Coelhinho da Páscoa, vem para o Faz!”

15 a 18/04

– Verdadeira história da Páscoa.

– Símbolos da Páscoa e seus significados.

– Como a Páscoa é comemorada nas famílias, no Faz de Conta e no mundo.

– Festa de Páscoa na escola: 17 e 18/04.

 

5) “Mamãe, a flor mais linda do meu jardim!”

Dia da Mães

06 a 10/05

13 a 17/05

– Mamãe: sua importância na nossa vida, nome, apelido, preferências, o que mais gosta de fazer na companhia do filho e como se sentiu quando o filho nasceu.

– O amor entre mãe e filho e outros valores e sentimentos nesta relação, como: respeito, gratidão, cooperação, obediência, etc.

– Explorar o título da festa e o que ele significa.

– Os animais também têm mamãe.

– Preparação da homenagem para a mamãe.

– A família de cada um.

– Diferentes composições familiares.

– Graus de parentesco.

– Os avós (respeito aos mais velhos).

 

6) “Nós somos a turma do(a)…”

20 a 24/05

27 a 31/05

– Projeto específico de cada turma.

– Apresentação do projeto entre turmas do mesmo nível.

 

7) “Fogo: amigo ou inimigo?”

03 a 07/06

10 a 14/06

17 a 19/06 *Início do Inverno (21/06)

01 a 05/07

08 e 09/07

 

FOGO NA NATUREZA

– Questionamento que dá nome ao tema – Fogo: amigo ou inimigo? As utilidades e perigos do fogo.

– Onde o encontramos na natureza.

– A descoberta do fogo.

– O Sol, uma bola de fogo.

– Luz e Sombra.

– Interior do nosso planeta.

– Meteoros.

– Vulcões.

– A necessidade do calor para os seres vivos.

– Queimadas nas florestas.

– Animais que queimam.

– Folclore e o fogo: Boitatá, Mula sem Cabeça, Lenda Indígena sobre o fogo.

– Histórias relacionadas ao fogo: Dragões, Pássaro Fênix, Os Croods, etc.

 

FOGO PRODUZIDO PELAS PESSOAS

– Onde o encontramos nos objetos construídos pelas pessoas: fogão, fósforo, fogueira, fogos de artifício,…

– Sons do fogo

– Cores do fogo: chama da fogueira, do fósforo, do fogão.

– O carvão.

– Incêndios (balões, outros objetos perigosos, produtos inflamáveis)

– Os bombeiros

*Visita ao corpo de bombeiros

 

O FOGO E O CORPO HUMANO

– Aquecimento para o corpo.

– Fogo que produz alimentos quentes para nossas refeições.

– Corpo humano e os machucados com o fogo.

– Sentimentos relacionados ao fogo: amor, raiva.

 

EXPERIÊNCIAS COM FOGO

– Transformações que o fogo proporciona: chá, café.

– Fundições: fogo + areia = vidro, fogo + terra = cerâmica.

*Sugestões: Livro Coleção Jovem Cientista “Quente/ Frio” 827P – Garrafa borbulhante. Livro Coleção Jovem Cientista “Luz” 833P – Teatro de sombras.

 

SALA GIRATÓRIA

– Cada professora do nível irá propor uma experiência ou brincadeira envolvendo o fogo e as crianças irão transitar entre as salas.

 

EXPOSIÇÃO: Caverna dos homens pré-históricos.

 

8) “Chegou a hora da fogueira!”

Festa Junina

24 a 28/06

– A vida no campo.

– Origem das festas juninas: o agradecimento à boa colheita.

– Danças, músicas e trajes típicos de Festas Juninas.

– Alimentos e enfeites juninos.

– A Festa Junina do Faz de Conta (sábado – 29/06), as danças, brincadeiras e alimentos que teremos na nossa festa!