Tel: (41) 3264 5614

Escola Faz de Conta

Esta é nossa Escola, situada na rua 21 de Abril, 435, no bairro Alto da Glória! No período da manhã, da tarde ou integral, a partir de um ano de idade, a criança entra no mundo Faz de Conta, contando com atendimento personalizado e com número limitado de alunos em cada sala de aula.

Níveis atendidos:

  • Infantil 1 – (crianças que completam dois anos no decorrer do ano letivo)
  • Infantil 2 – (crianças que completam três anos no decorrer do ano letivo)
  • Infantil 3 – (crianças que completam quatro anos no decorrer do ano letivo)
  • Infantil 4 – (crianças que completam cinco anos no decorrer do ano letivo)
  • Infantil 5 – (crianças que completam seis anos no decorrer do ano letivo)

O período que a criança passa na escola de educação infantil é de extrema importância para a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, conseqüentemente, para seu desenvolvimento integral.

Desenvolvemos nosso trabalho baseando-se na linha Sócio-Construtivista, elaborada a partir das teorias de Jean Piaget, Lev S. Vygotsky e seus seguidores. Partimos do princípio que o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, e que, portanto, a escola tem a função de enriquecer e estimular o desenvolvimento e o conhecimento da criança nos aspectos sócio-afetivo, motor, cognitivo e da linguagem.

Assim sendo, o aluno é quem está no centro do processo o ensino-aprendizagem, e não o professor! Para desenvolver este trabalho, contamos com professores especializados, que estão em constante atualização através de cursos, palestras e vivências. Professores que combinam carinho com responsabilidade, para fazer crescer em seu filho a auto-estima, a autonomia, o sentido crítico e a criatividade!

Trabalhamos de forma interdisciplinar as seguintes Áreas do Conhecimento:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Ciências Sociais
  • Ciências Naturais
  • Artes Visuais
  • Educação Física
  • Inglês
  • Música

Além das atividades realizadas com o seu professor, o aluno participa das seguintes aulas especiais:

Como tudo isso começou?

“Faz de conta que o mundo todo cabe num jardim…”

Era uma vez uma jovem, chamada Margaret, que teve uma idéia. Esta idéia nasceu, cresceu e virou um jardim… Era um jardim simples, mas muito especial. Lá, as flores eram as crianças e as árvores eram as professoras… Um lugar muito legal, onde todos aprendiam e se divertiam pra valer!

O tempo foi passando e tudo foi se transformando. Aos poucos, as pessoas foram percebendo como era gostoso este jardim e uma foi chamando a outra. Cada vez mais flores vieram fazer parte deste lugar! Ainda era um jardim pequeno, mas muito bem cuidado. Nesta época, as crianças vestiam uniforme xadrez e traziam suas sacolinhas de higiene. As professoras, com seus aventais vermelhos, chegavam mais cedo e preparavam as atividades no mimeógrafo. O parque era o lugar preferido, com trepa-trepa, muitas balanças e um foguetão.

O lanchinho gostoso era preparado com muito carinho pela “Tia” Sebastiana e sua turma.

Toda 5ª feira era dia de “Nega Maluca” e suco de laranja… o lanche predileto!

Todos sempre gostaram muito de festa! Nunca esqueceram o Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, … Eta, jardim festeiro! A Semana da Criança sempre foi especial, com muitas atividades divertidas e uma programação bem diferente: passeios, gincanas, teatro das professoras, lanche especial, oficina do brinquedo e muito mais! A tão esperada Festa de Natal, foi ficando cada vez mais bonita. No início era realizada na escola, mais tarde em auditórios, pois todos queriam assisti-la! Não podia faltar o tradicional presépio, representado pelas crianças, que a cada ano tinha um nenê para ser o Menino Jesus. Painéis gigantescos, pinheirinho iluminado, globo e luz negra… um brilho só! As crianças esperavam ansiosas a chegada do Papai Noel. Os alunos do Pré tinham até entrega de diplomas e hora da despedida!

Muito tempo passou, o mundo deu várias voltas e nessas voltas mudou… Para acompanhar este mundo, o “Faz de Conta” inaugurou novos espaços: secretaria com entrada pela Rua 21 de Abril, um grande pátio coberto, salas amplas e arejadas,…

A escola continuou crescendo, sendo necessárias mais reformas e construções. A informática começou a fazer parte desta história. Foi criado também, um cantinho especial para a horta, bem ao lado da nova cozinha e do refeitório. Algumas crianças vieram passar o dia inteiro na escola. Foi o início do período integral. Como é gostoso passar o dia neste jardim! E às vezes, até a noite… Para animar ainda mais as manhãs e as tardes da escola, além das atividades desenvolvidas com a professora da escola, os alunos participam das aulas especiais!

Juntos em 2000… uma escola e tanto!

Neste ano tão especial é o aniversário de 30 anos do “Faz de Conta”! O jardim continua vivendo, crescendo e aprendendo. As flores serão sempre regadas com muito amor, carinho, dedicação e respeito, pois cada uma floresce a seu tempo! Uma idéia, um grande plano… Uma escola, enfim, uma história eterna!

Texto elaborado em julho de 2000, em homenagem aos 30 anos da escola, pelas professoras:

  • Adriana Trella
  • Caroline Müller Marucco
  • Christiane Pasa
  • Daniela A. de A. Zattoni
  • Geraldine Vieira Tarquinio
  • Patrícia Müller Bonat
  • Margaret Mehl Müller

Palavras da criadora deste mundo “Faz de Conta”

“Sonhar, sempre sonhar, para que todos os teus sonhos possam se realizar.”

Margaret Mehl Müller

highslide wordpress